Olha que interessante!

De acordo com  as informações obtidas no sítio informa que,   A Sociedade Ponto Verde S.A. é uma entidade privada, sem fins lucrativos, constituída em Novembro de 1996, com a missão de promover a recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens, a nível nacional.

De acordo com a legislação comunitária transposta para o ordenamento jurídico nacional, a responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de embalagens cabe aos operadores económicos que colocam embalagens no mercado. Contudo, essa responsabilidade pode, nos termos da lei, ser delegada numa entidade devidamente licenciada para o efeito.

A Sociedade Ponto Verde

– presta apoio às autarquias com programas de recolha seletiva e triagem de embalagens não-reutilizáveis;

– assegura a retoma, valorização e reciclagem dos resíduos separados, através de vínculos contratuais que possui com os fabricantes de embalagens e de materiais de embalagem (papel/cartão, vidro, plástico, madeira, aço e alumínio);

– assume a gestão e destino final das embalagens não-reutilizáveis após consumo colocadas no mercado nacional pelos embaladores e importadores;

– garante junto dos distribuidores que as embalagens não-reutilizáveis estão abrangidas por um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE);

– promove a sensibilização e educação ambiental junto dos consumidores;

– apoia programas de investigação que fomentem o desenvolvimento do mercado de produtos e materiais reciclados.

Símbolo “Ponto Verde”

Todas as embalagens de produtos que contenham o símbolo Ponto Verde com duas setas em sentidos opostos, muito similar ao vulgar símbolo de reciclagem (este com três setas), não indica que a embalagem é reciclável, mas sim que a empresa embaladora relegou a responsabilidade da gestão e reciclagem da embalagem para a Sociedade Ponto Verde. Essas empresas pagam uma determinada quantia à Sociedade Ponto Verde para suportar os custos de gestão da reciclagem das embalagens.


Este símbolo é utilizado por uma rede europeia de organizações que reciclam embalagens, cujo sistema tem origem na Alemanha.

Significado da Marca / Símbolo Ponto Verde:

A marca “Ponto Verde” colocada numa embalagem significa que, para essa embalagem, foi paga uma contribuição financeira à Sociedade Ponto Verde, a qual, estabelecida de acordo com os princípios definidos pela Directiva Europeia nº 94/62 e

respectiva legislação nacional, é responsável pela valorização das embalagens depois de usadas.

O Ponto Verde é uma marca registada internacionalmente em mais de 170 países, cujos direitos de utilização são geridos pela sociedade Packaging Recovery Organization Europe(Pro Europe).

Infelizmente, ainda não temos este tipo de iniciativa aqui no Brasil e o ponto verde só tem validade na Europa.

Curiosidade:

Porque no Brasil não é respeitado pelo menos o uso correto dos símbolos de reciclagem  e ainda permitam  que  se utilize o símbolo Ponto Verde gratuitamente nas embalagens sem nenhuma função e sim apenas por estética? Não é a toa que a Inglaterra manda lixo em container para o Brasil, aqui não se respeita nada mesmo.

Alguns exemplos de embalages que utilizam o o Selo Ponto Verde apenas para fins decorativos, pois estes produtos não são exportados para Europa. De quem é a culpa, dos dezáiners, do governo ou da nossa própria ignorância?