A organização da informação é um dos fatores mais importantes que influenciam a maneira como as pessoas pensam através do Desenho. Os Cinco fatores afirmam que há um número limitado de estratégias organizacionais, independentemente do pedido específico: tempo, em ordem alfabética, local, contínua e categórica.

Alfabética

refere-se à organização através de sucessão alfabética. Exemplos incluem dicionários e enciclopédias. Organize a informação alfabeticamente, quando a informação referente não é linear, quando o acesso a artigos específicos é requerido, ou quando nenhuma outra estratégia de organização é apropriada

Temporal

Refere-se à organização através de seqüência cronológica. Exemplos incluem a Linha do tempo histórico. Organize a informação na ordem do tempo quando se apresentar e comparar eventos em cima de períodos fixos de tempo, ou quando é envolvida uma seqüência baseada no tempo (passo a passo).

Locacional

Refere-se à organização de referência geográfica ou espaço. Exemplos incluem mapas de saída de emergência e guias de viagem. Organizar as informações através de local quando os caminhos são importantes ou quando a informação e os significados estejam totalmente relacionados com a geografia de um lugar (por exemplo, lugar histórico).

Continua

Refere-se à organização de magnitude (por exemplo, melhor para o pior, o mais baixo ao mais alto). Exemplos incluem a média de rebatidas do beisebol e os resultados dos motores de busca da internet. Organize informações pela continuidade quando comparar as coisas através de uma medida comum.

Categorial

Refere-se à organização por semelhança ou afinidade. Organize as informações por categoria, quando a informação cresce em grupos de semelhança ou quando as pessoas procurarão informação, naturalmente através de categorias (uma pessoa que deseja comprar um estéreo pode buscar uma categoria para eletrodomésticos eletrônicos).

Five Hat Racks
There are Five ways to organize information: category, time, location, alphabet, and continuum.
The orgaization of information is one of the most powerful factors influencing the way people think about and with a design. The Five hat racks principle asserts that there are a limited number of organizational strategies, regardless of the specific application: alphabetical, time, location, continuum, and category.
Alphabetical refers to organization by alphabetical sequence. Exemple include dictionaries and encyclopedias. Organize information alphabetically when information  is referential, when efficient nonlinear Access to specific items is required, or when no other organizing strategy is appropriate.
Time refers to organization by chronological seuquence. Exemples include historical timelines and TV guide schedules. Organize information by time when presenting and comparing events over fixed durations, or when a time-based sequence is involved (e.g., a step-by-step procedure).
Location refers to organization by geographical or spatial reference. Exemples include emergency exit maps and travel guides. Organize information by location when orientation and wayfinding are important or when information is meaning fully related to the geography of a place (e.g., na historic site).
Continuum refers to organization by magnitude ( e.g., lowest to highest, worst to Best). Exemples include baseball batting averages and internet search engine results. Organize information by continuum when comparing things using a common measure.
Category refers to organization by similarity or relatedness. Exemple include áreas of study in a college catalog, and types of retail merchandise on a web site. Organize information by category when clusters of similarity exist within the information, or when people Will naturally seek out information by category (e.g., a person desiring to purchase a stereo may seek a category for eletronic applicances).
See also Advanced Organizer, Consistency, and Framing
The term hatracks is built on na analogy – hats as information and racks as the ways to organize information. Also know as Five ways of organizing information.