Conheça mais sobre as  Fibras

Sobra do pós-consumo (PCW)
Material coletado principalmente dos programas de reciclagem de escritórios e municipal.

Sobra do pré-consumo
Material coletado principalmente dos fabricantes, impressores e conversores de papel.

Sem árvores
Qualquer outra fonte de fibra à exceção da madeira. Isso inclui safras desenvolvidas especialmente para a produção de fibras, como a erva e o bambu. Essas fibras derivam também de produtos da agricultura tais como bagaço de cana-de-açúcar e fibras de algodão.

Fibras de algodão (Papel higiênico Neve)

São fibras curtas retiradas do processamento do algodão depois que as fibras mais longas são removidas para uso em tecidos. O EPA considera as fibras de algodão como sendo fibras recicladas porque são derivadas da indústria têxtil.

Conselho da Floresta de Stewardship (FSC)
Uma agência internacional sem fins lucrativos que certifica práticas florestais sustentáveis.

Iniciativa do Florestamento Sustentável (SFI)
Uma série de regras desenvolvidas pela American Forest and Pulp Association para promover práticas de gerenciamento responsáveis da floresta.

Associação de Padrões Canadenses (CSA)
Uma associação baseada em sociedades sem fins lucrativos que serve aos negócios, à indústria, ao governo e aos consumidores no Canadá e ao mercado de trabalho mundial. Assim como FSC e SFI, a CSA tem regras desenvolvidas para práticas florestais sustentáveis.

Agência de Proteção Ambiental (EPA)
A agência governamental encarregada de proteger a saúde humana e o meio ambiente nos EUA.

Certificado da EPA – Agência de Proteção Ambiental

A Enviromental Protection Agency (EPA) tem a missão de proteger a saúde humana e o meio ambiente, além de guardar e observar ar, água e terra.

São 18 mil pessoas na matriz da agência e mais de 17 laboratórios espalhados nos EUA. A EPA emprega pessoal de alto nível acadêmico: engenheiros, cientistas, advogados, entre outros, sendo seu administrador nomeado pelo presidente dos EUA.

Há 30 anos, a EPA trabalha com leis, regulamentos e multas para um meio ambiente mais limpo e mais saudável.

As novas normas sobre reciclagem da EPA vigoram desde meados de 2002, quando a agência passou a considerar como papel reciclado somente aquele que contém pelo menos 30% de fibras recicladas pós-consumo, ou seja, papéis utilizados pelo consumidor final (escritórios) ou retirados do próprio lixo. Não aceitando, portanto, menções em rótulos e embalagens que não especifiquem claramente as porcentagens de fibras recicladas pós-consumo e pré-consumo, que são as aparas da própria fábrica que retornam para o processo de produção.

Somente essa iniciativa mostra-se eficiente na diminuição dos aterros de lixo, contrariando a propaganda enganosa de produtos com base no fator reciclagem.

As linhas de papéis especiais Fine Papers são analisadas e atendem aos quesitos e às especificações dos padrões de reciclagem. Destaca-se, por exemplo, a Linha Quest, mundialmente reconhecida com o Prêmio Ecólogo na categoria de primeira linha de papéis 100% reciclados pós-consumo, seguindo as normas da EPA.

Água

Dioxina
Produto químico que é formado quando compostos que contêm cloro são usados durante o processo de descoloração da polpa.

Dióxido de Cloro
Produto químico que substituiu extensamente o gás elementar do cloro como um agente descolorante nos moinhos de polpa, resultando em uma redução drástica na quantidade de dioxina produzida.

Livre de Cloro Elementar (EFC)
Papel feito da fibra virgem ou reciclada que é descorada usando o cloro alternativo como um substituto para o cloro elementar. Isso reduz produtos derivados prejudiciais.

Livre de Processamento com Cloro (PCF)
Papel feito com fibra virgem ou reciclada da sobra do pós-consumo e colorido ou descolorado com compostos sem cloro. O PCF é geralmente considerado o melhor amigo do meio ambiente.

Totalmente Livre de Cloro (TCF)
Papel feito de fibra 100% virgem (incluindo a fibra alternativa proveniente de outras fontes que não as árvores) que é colorido ou descolorado com compostos sem cloro. O TCF não se aplica aos papéis reciclados porque a fonte da fibra não pode ser determinada.