Muitas vezes encontramos em blogs e sítios virtuais de designers igualando a criatividade como projeto. Acho que essa hipótese é preocupante porque são argumentos inconsistentes e sem fundamento que permitem que pretendentes não qualificados, mas criativo se considerarem profissionais do design quando são de fato apenas criativos.

Criatividade não é design, porem a Criatividade pode ser reconhecida como componente essencial para um Desenhador Inovador desde que seja usada de forma sistemática.

Para ajudar a ilustrar a diferença entre Criatividade e Desenho/Design, colocamos um pequeno quiz que faz referência a alguns dos fundamentos do projeto e não a criatividade.

O TESTE

1. No exemplo abaixo, o que parece ser padrão artificial e o que parece ser orgânico? Por quê?

2. É a força dessa composição horizontal ou vertical? Por quê?

3. Qual das duas composições provoca desconforto visual? Por quê?

4. Tendo em conta a sua resposta à pergunta anterior, de que outra forma você poderia implicar ou provocar o desconforto de uma composição ou layout?

5. Refletindo sobre o que descobri nas últimas 2 perguntas, o que você poderia assumir sobre a elaboração de uma experiência visual confortável? Por quê?

6. Porque é que a assimetria geralmente mais aconselhável do que a simetria de layout de página?

7. Dado o que você entende sobre a questão anterior, que outros mecanismos podem ajudar a compensar os problemas criados pela simetria em um layout de página informativa?

8. Descrever as razões específicas de comunicação que você usaria cantos afiados, em vez de cantos arredondados em seu desenho.

9. Descrever as diferenças de comunicação entre essas duas estruturas.

10. Seguindo a lógica de que empregadas na pergunta anterior, porque você poderia empregar um gradiente como uma textura visual ou uma gradação como um mecanismo de layout de desenho?

11. Qual é o objetivo da malha em um layout?

12. Como a relação entre os objetos individuais permanece constante em ambas as figuras, o que mudou na figura B?

13. Descreva a diferença (s) na mensagem visual entre a figura A e B. Figura O princípio fundamental (s) conta para a diferença (s) na mensagem transmitida?

14. Descrever maneiras, pelo menos, três diferentes para conduzir o olhar do observador para dentro e através de um layout / composição ao longo de um caminho específico. Que mecanismos podem ser utilizados para conseguir isso?

15. Na imagem abaixo, o objeto que está influenciando outro objeto?

16. Será que você percebe a influência do exemplo acima implicam movimento ou um estado estático?

17. À luz da sua resposta para a pergunta anterior, para o efeito (s) você poderia utilizar a influência de objetos gráficos ou elementos estruturais de um sobre o outro em uma composição / layout?

18. Qual destes dois exemplo transmitem velocidade?

19. Desenhar uma forma geométrica masculina … e um feminino. O que distingue a mensagem de sexo entre essas duas formas?

20. Compare Uma figura com a figura B. Qual a função (s) é / são servidos pelos elementos estruturais na figura A? Elas são necessárias? Por quê não? Existem outras maneiras de conseguir um efeito semelhante? Em caso afirmativo, como isso pode ser feito?

21. Compare os esquemas abaixo. Qual deles possui uma hierarquia clara de informação? Como isso é feito? De que outras formas poderia obter o mesmo efeito?

22. Em qual desses exemplos o logotipo é maior?

Então lá vai. Este é o material mais fácil, o básico. Mesmo assim, deve ficar claro que nenhuma quantidade de criatividade pode ajudá-lo com este teste em design/desenho. Você vai notar que muitas das perguntas precisam de mais de uma resposta e para isso exigem inúmeras gerações de alternativas para um mesmo leyout. Este formato é importante, pois é a melhor maneira para diferenciar projeto de criatividade/criativo.

Recursos: