por Rodrigo Grossini

Voltando a compartilhar nossos conhecimentos em Desenho com vocês, o post de hoje foi escrito para mostrar como fazemos o espacejamento de caracteres em logotipos ou informações escritas em Sistemas de Sinalização por exemplo.

Uma observação atenta ao exemplo acima mostra que o espaço entre os caracteres “D” e “i” variam de acordo com a posição entre estes.

O espaço entre os caracteres é uma das variáveis que pode garantir melhor ou pior compreensão da mensagem a ser comunicada pelo Desenhador. Também é importante lembrar que cada tipografia possui uma relação de espacejamento diferente. A relação de  espaço entre os caracteres de uma tipografia como a Helvetica pode ser diferente de uma tipografia como a Garamond, por exemplo, devido ao desenho da anatomia do tipo. O Guia Tipo Assim que pode ser baixado aqui é um bom material de referência para estudar esta anatomia.

Ah, mas esse espacejamento meu computador faz sozinho! Por que é que eu vou mecher nisso se é só um detalhezinho? Pois bem, os computadores nos fornecem algumas opções de ajuste deste entreletramento, porém nem sempre estas opções são suficientes para garantirmos controle sobre esta variável. Em logotipos é comum a percepção de que alguma coisa está fora do lugar. Em alguns casos é o entreletramento que é responsável por gerar este desconforto. Acreditem, somos acostumados a buscar a ordem e a harmonia por natureza e trabalhar com esta ordem aplicada a este caso não é preciosismo de desenhador. Pelo menos não na nossa filosofia de trabalho.

Nessa nossa busca pelo controle do entreletramento utilizamos uma técnica de divisão da altura da letra maiúscula em 35 partes iguais, o que gerará módulos para utilizarmos, conforme a figura abaixo. Esta técnica é uma adaptação  da utilizada pela Pentagram no Desenho de Sinalização do Aeroporto de Heathrow. A técnica inicial prevê esta divisão da altura da caixa alta do tipo por 35 e a adição de mais 5 módulos acima e 10 abaixo, totalizando 50M – que gera a relação de entrelinhamento (assunto para outro post). A adaptação sugerida por Luiz Vidal Negreiros Gomes sugere a adição de mais um módulo, ficando então 51M, sendo este número divisivel por 3.

Relação de divisão Pentagram – total 50 módulos. Imagem retirada de” A Sign System Manual”

Relação de divisão Luiz Vidal Negreiros Gomes – Total 51 módulos.

A imagem acima mostra que por esta regra, a relação de espaço entre o “D” inicial e o “i” são de exatos 5 módulos, já a relação entre o “i” e o “D” final é composta por 6 módulos. Esta diferença se explica pelo desenho dos caracteres. O encontro da barriga da letra “D” com a haste vertical do “i” necessita de um espaço menor do que o utilizado no segundo caso. Se usassemos o mesmo espaço entre os 3 caracteres notariamos um “buraco” maior entre o “D” inicial e o “i”. Temos então uma correção que neste caso não é só feita “no olho”, mas é mensurada por módulos. Lembramos que esta relação entre as letras não é imutável nem mesmo quando utilizamos uma mesma tipografia. Mas sim é um artifício que pode garantir melhor visualização de uma mensagem nas mais diversas condições em que ela é apresentada. Em sinalização viária por exemplo, o espacejamento tem que ser pensado para que a mensagem seja compreendida de longe. O espacejamento não pode ser pensado como uma variável de estética e de estilo, mas sim como uma condicionante de funcionalidade.

Abaixo trazemos um exemplo prático das diferentes situações em que uma mensagem escrita pode ser exposta. Lembrando insistentemente que o espacejamento é apenas uma das variáveis para leitura e não a única responsável por isto.

Imagens: Rodrigo Grossini

Em um exercício de compreensão podemos analisar rapidamente alguns logotipos e perceber qual é a relação de entreletramento existente. Sugerimos que todos façam isso, seja observando ou até mesmo aplicando a régua de espacejamento proposta mais acima.

Esta técnica com certeza não é a única existente e não é a única que funciona. Apenas é a que usamos e acreditamos ser útil compartilhar isto com vocês. Gostaram?