Bom, vamos lá. Como estão vocês? Este post não trará uma profunda reflexão nossa a respeito de como o Brasil está mostrando-se para o mundo através do seu design dito legítimamente nacional. Como dizem, imagens valem mais do que mil palavras, então vamos mostrar um produto que vem sendo destacado como um produto com “cara de brasil”: O saca rolhas “laçador” de autoria dos Irmãos Campana.

O modelo foi desenvolvido pelos designers para ser um ícone dos Vinhos do Brasil. Tá lá no site do Estadão uma notícia bem genérica sobre o assunto, mas que fala exatamente pro que este arame torto saca rolhas serve: Causar impacto e não ficar guardado no fundo da gaveta. Aliás, é bom que nem se tire da embalagem, pois limpá-lo após o uso deve ser algo bem complicado. Mas tudo bem, não foi feito pra isso mesmo.

“O Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho – lança sua marca internacional Vinhos do Brasil/Wines of Brazil com um objeto de impacto: um saca-rolhas. Mas não um brinde que se esquece na gaveta.

O saca-rolhas brasileiro é assinado pelos designers mais famosos do país na atualidade, os irmãos Humberto e Fernando Campana.

O objeto, ainda em estado de protótipo, mostrado ao Paladar em primeira mão, parece um cacho de uvas com a marca de estilo da dupla. Uma forma desconstruída elegante e orgânica, lembrando a fineza do traço de Jean Cocteau. Além de ser distribuído nos eventos de vinhos brasileiros no exterior, o saca-rolhas figurará como logomarca em todo material promocional dos vinhos nacionais. Ainda não há previsão de sua chegada comercial ao mercado.”

Mas voltando ao assunto do título, vamos dar outra chance ao design brasileiro. O Brasil é o país do futebol, então vamos tentar algo relacionado ao assunto:

Ops! Não deu.. hehehehe

Agora falando sério. Façam o seguinte teste, procurem no Google expressões como “design brasileiro”, “produtos legitimamente nacionais”, “indústria nacional”, “exportação de produtos brasileiros”. Possivelmente vão encontrar quase nada a respeito de produtos legitimamente nacionais e um monte de notícias sobre exportação de agricultura e pecuária. Afinal somos o celeiro do mundo.

Pra não ser tão injusto, encontramos um material legal da Business Week, porém de 2008, que fala de alguns produtos legitimamente nacionais. Confiram aqui. Abaixo uma pitada do que vão encontrar.

A propósito, vocês sabiam que o Copo Americano é um desenho brasileiro da década de 40 desenvolvido pela empresa Nadir Figueiredo? Foi parar até no MoMa. Confiram aqui

Bons Desenhos!