Bom, não sei se todos aqui conhecem a marca Mu-Mu. Quem é da região sul do país possivelmente sim. Aliás, no Rio Grande do Sul Mu-Mu é sinônimo de doce-de-leite. Pergunte a um gaúcho o que é Mu-Mu e ele possivelmente vai te responder: Mu-Mu é Mu-mu, oras! Mais ou menos como acontece com a marca Gilette que é sinônimo de aparelho de barbear.
Mas vamos lá que aqui o assunto não são os doces, mas sim a linha de leites comercializada pela empresa, que teve a embalagem redesenhada há pouco pelo escritório Bendito Design, aqui de Porto Alegre. O resultado está aí.
Recentemente a Mu-Mu foi adquirida pela Vonpar, que fabrica a Coca-Cola. E eis que a marca Mu-Mu, que era uma marca tradicional, lembrada primeiramente pelo doce-de-leite, de uma hora passa a parecer sinônimo de leite. Mas isso não foi sempre assim. A marca sempre foi uma das diversas opções na prateleira dos leites. Participava do mercado mas estava alí, como uma segunda opção de compra quando o leite da marca líder estivesse com o preço mais elevado. Vejamos abaixo um dos motivos que explicam isto: O Desenho das embalagens.
Nota-se que de maneira geral, são todas iguais! Não há diferenciação. Entre num corredor dos leites em um mercado e tenha a sua visão tomada por caixinhas retangulares com uma ilustração de um copo de leite com uma paisagem campestre ao fundo. Aí como são todos iguais, escolha pelo preço.
Algumas embalagens até fogem um pouco do comum, através do formato e do sistema de abertura (bem melhor por sinal), como é o caso do leite piá e do leite Ninho, mas as tradicionais caixinhas tetrapak que tem que ser abertas com uma faca ou tesoura e ninguém abre na marcação indicada, ainda imperam no mercado.
O que ocorreu com a Mu-Mu foi muito mais do que um simples redesenho da embalagem. Foi uma quebra de paradigma, uma inovação, ainda que não tenha sido reiventada a roda. Notoriamente a embalagem foi pensada para impactar no ponto de venda. Isso foi conseguido através da cor e através da relação ponderada entre os elementos presentes na embalagem. Continua quase tudo aí. A assinatura da marca, a ilustração do leite fresco que dizem gerar o tal do “apetit appeal” (nome frufru), e a vaquinha, pois sem ela, ninguém conseguiria identificar que é uma embalagem de leite né? O resultado final é um desenho bem mais limpo, objetivo e completamente fora do padrão existente.
O resultado com certeza não é mérito apenas de uma estratégia de desenho. Nem somente de uma estratégia de marketing. É fruto de uma estratégia integrada. Aqui em Porto Alegre inclusive a Mu-Mu está patrocinando a mostra de arte Cowparade e as pessoas olham as vacas nas ruas e exclamam: “Olha alí, a vaquinha da Mu-Mu!!” Mas voltando pro nosso cercado, nos despedimos fazendo um exercício de comparação das duas embalagens, a antiga e a nova, em relação aos fatores projetuais propostos por REDIG. Acompanhe e bons desenhos a todos!
O redesenho ficou ótimo.
Aliás, as embalagens de leite há tempos pediam um reformulação gráfica e funcional.
Um passo interessante foi dado com as mudança na forma da embalagem (Piá), ocupando menos espaço na geladeira e com uma ‘pega’ mais ergonômica. O sistema de abrir foi outra mudança positiva (na hora de servir era horrível)
Possivelmente essa mudança da Mu-mu contribuirá não somente com aumento de vendas do produto, mas para uma aparente revitalização que a empresa está buscando.Vide a Cow Parade, uma sacada muito boa, na minha opinião.
Ótimo post! Belo projeto! Baita site!
Abraços, Bedin
PS: vcs são dicípulos de Marcos Brod, Luís André e Vidal Negreiros?
Fala Bedin. Obrigado pela colaboração. Estes textos só fazem sentido quando pessoas colaboram com a discussão como você.
É muito bom ver que aos poucos as empresas vão se dando conta de que as soluções que elas oferecem podem evoluir e muito. Essa embalagem que tu falaste com tampa tem a vantagem de poder ficar na geladeira em qualquer posição também.
Quanto ao sistema de abertura, outra hora postaremos um estudo que fizemos que mostra a percepção das pessoas sobre a caixinha Tetrapak. Se olharmos a indicação de corte na caixa e cortarmos exatamente como a orientação, ela torna-se uma embalagem perfeita, pois o leite escoa tranquilamente pela abertura sem aqueles “soluços”. A questão é que as pessoas tem a percepção de que se abrirem um buraco enorme na caixa, vão ter o leite contaminado e ele vai durar menos na geladeira.
PS: Brod e Vidal, juntamente com Lígia Medeiros são nossos orientadores de maior referência. Com o André temos pouco contato, mas sabemos do potencial da figura!
na nova linha de embalagens de leite da mu-mu, a cor é um ponto importantíssimo para diferenciá-la das outras embalagens do mercado.
além de as outras embalagens serem praticamente iguais entre si (vaca, campo, copo de leite), nenhuma utilizava a cor como fator difereciador (nem entre o tipo de leite que cada uma produz e nem para diferenciar-se da concorrência). a utilização da cor como fator diferenciador até então era tímida, aparecendo em um box, ou em um filete por exemplo…
acho que a bendito design acertou ao diferenciar a caixa da mu-mu das outras embalagens (o que se espara de um projeto de design) sem medo de preencher com apenas uma cor sólida toda a caixa do leite, diferenciando o produto na gôndola (parei no corredor do leite para observar issso)… sem dúvida, uma bela evolução.
e ainda por cima, a mu-mu tem uma vaca como símbolo / ícone..
ps: também aprendi alguma coisa com o brod e com o vidal..
um abraço..
É aquele tipo de idéia que vc diz:
Porque eu não pensei nisso antes ?
ou, pra piorar…
Porque EU não pensei nisso??? hehehehhe
Parabéns a Bendito Design e a Mu-Mu pela quebra de paradigmas..cores modernas, desenho perfeito. A embalagem tbm ajuda a diferenciar as opçoes do produto, não confundem o consumidor. Meu esposo por exemplo quase levou leite integral por desnatado para casa porque determinada marca usava um padrão e um estilo de embalagem mais comum para leite denastado no leite integral…. hoje eu consumo o leite da caixinha Roxa, aí não tem erro heheheh a embalagem na minha opinião acaba até complementando a decoração da cozinha, pois no meu caso as caixas ficam visíveis heheheh lembrando que além de produto ter uma linda embalagem o leite é de excelente qualidade.
Abraços: JANE
Fantástico reposicionamento da marca e produto!!!
Pela primeira vez vejo uma marca acabar com um paradigma gaúcho digamos assim, rs. Como já falaram anteriormente, para gaúcho MU-MU é MU-MU e pronto.
Opa… Ou Será que não???
Agora para Gaúcho, Mu-mu é mumu e leite. Melhor,leite ou mu-mu.
A sacada de mudança de cores, layout, efim, o novo design da embalagem contou muito e com certeza se diferencia muito no ponto de venda. Juntamente com a grandiosa sacada de patrocínio da CowParede, a Vompar conseguiu mostrar para os gaúchos que MU-MU é leite sim e de muita qualidade. Qualidade em produto, em layout e em cultura, mostrando para o povo gaúcho uma belíssima exposição ao ar livre que fez e faz diferença na compra do consumidor mesmo depois de a exposição acabar, em principal para nossas crianças que adoraram a exposição e ao chegar no ponto de venda, querem o leite das vaquinhas da CowParede.
Estou finalizando um trabalho de faculdade sobre reposicionamento de marca e com certeza serão o case principal do mesmo.
Parabéns,
Fantástico!!!
Abraços,
Cris Souza
Gerente de Marketing
Oi Cris,
Esperamos que nosso material, ainda que breve, sirva de auxílio para sua pesquisa. Se precisares de algo mais específico relativo ao Desenho de embalagens, fique a vontade para entrar em contato.